Entenda
O termo “leucemia” corresponde a um grupo diverso de doenças que geralmente são divididas pela linhagem acometida (mielóide ou linfóide) e pelo comportamento clínico e laboratorial (agudas ou crônicas).
O diagnóstico das leucemias é complexo e se dá pela análise das células e marcadores genéticos do sangue ou material de medula óssea do paciente. Sempre deve ser conduzido por médico hematologista.
Hematologista é o médico responsável pelo cuidado de todas as doenças malígnas ou benignas.
Alterações no hemograma, tromboses, manchas roxas, aumento de linfonodos, alterações do metabolismo do ferro.
Cansaço, palidez cutânea, manchas roxas, aumento de linfonodos (ínguas).
Anemias, alterações de leucócitos e plaquetas, leucemias, linfomas, mielomas, tromboses e embolia pulmonar, doenças da coagulação, doenças do metabolismo do ferro.
Depende sempre da história clínica, exame físico do paciente e exames laboratoriais e de imagem anteriores do paciente. Trazer o último hemograma é sempre uma boa ideia.
De maneira geral, não. Existem sim certas doenças da medula óssea que causam anemia e podem ser precursoras de uma leucemia, mas a grande maioria das anemias não tem chance de progressão para leucemias.
Contato
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições